quarta-feira, 23 de março de 2016

Tema: Texturas

                                                                                                                  (foto: Isadora Stavale)

Durante curso de Bacharelado em Artes Visuais eu aprendi muita coisa que de certa forma me ajudou na vida de fotógrafa, como as Leis de Gestalt, que aprendi na matéria de Percepção visual.
Um termo que eu nunca esqueci é o Gradiente Hierárquico, que me fez gabaritar a prova final da matéria ;)

Agora você me pergunta, e daí?

Bom, se tratando de texturas, o gradiente hierárquico é um fator determinante. Isso por que se trata da distribuição dos elementos em um plano. Para uma imagem ser uma textura, a atenção ao observar a imagem não pode se concentrar em só uma coisa, e sim no todo.


Se você se interessou por esse assunto, pode dar uma olhadinha no livro "Arte e Percepção" do Rudolf Arnheim. Segue um trecho do livro:

     "O gradiente hierárquico aproxima-se de zero quando um padrão se compõe de muitas unidades de igual peso. Os padrões repetitivos de papel de parede ou das janelas de altos edifícios conseguem equilíbrio por homogeneidade. Em algumas obras de Pieter Brueghel, o espaço retangular do quadro é preenchido com pequenos grupos episódicos, quase de igual peso, que representam jogos infantis ou provérbios flamengos. Esta abordagem se adapta mais à interpretação do caráter total de um clima ou modo de existência do que à descrição da vida controlada por forças centrais."


"A luta entre o Carnaval e a Quaresma" - Pieter Bruegel 

Algumas fotografias que tirei com esse tema:






E ai, curtiu? 
Então dá uma ajudinha :) Curtindo a minha página no facebook aqui, e obrigada por gastar seu tempo no meu humilde blog hahah Beijoos

Nenhum comentário:

Postar um comentário